sábado, 12 de janeiro de 2013

IBGC integra nova rede global de Institutos de Governança e de Conselheiros de Administração

Lumturo Strigo Compliance Consulting (3)O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em parceria com oito importantes organizações de Conselheiros de Administração de todos os continentes, anuncia nesta segunda-feira (7) a formação da Rede Global de Institutos de Conselheiros de Administração - Global Network of Director Institutes (GNDI). Esta parceria internacional dá voz global aos conselheiros e agentes de governança e cria um novo fórum para compartilhar conhecimentos, ideias e práticas de liderança em conselhos.

A GNDI é uma parceria internacional entre nove importantes organizações para conselheiros da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Malásia, Nova Zelândia, Reino Unido e União Europeia.

Em dezembro, reunidos em Wellington, Nova Zelândia, os delegados da GNDI   elegeram  John Colvin, diretor-presidente do Australian Institute of Corporate Directors (AICD), como  presidente da GNDI, e Stan Magidson, diretor-presidente  do Institute of Corporate Directors (ICD) do Canadá, como vice-presidente. Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC foi eleita para integrar o Comitê Executivo.

A GNDI irá complementar o trabalho de suas organizações membro, promovendo uma estreita cooperação entre as organizações nacionais de conselheiros e governança. A Rede funcionará como um fórum global para compartilhar experiências, estudos de caso, práticas de liderança e  questões atuais ou emergentes de governança corporativa que impactam conselhos e demais agentes de governança.

"A GNDI reúne as mais importantes organizações que congregam conselheiros de administração e demais agentes de governança em todo o mundo. Além disso, vai discutir questões que impactem as práticas de governança, pretendendo ser um fórum importante de ‘advocacy’ que atravessará as fronteiras nacionais”, diz a Superintendente Geral do IBGC, Heloisa Bedicks.

Além disso, os membros da GNDI irão colaborar para:

• Antecipar e explorar as questões emergentes que têm impactos globais sobre as práticas de governança corporativa; 

• Desenvolver e promover práticas de liderança e programas de treinamento que melhorem a capacidade dos conselheiros, a fim de assegurar um desempenho sustentável  e de longo prazo das organizações para o benefício dos acionistas e outras partes interessadas;

• Educar os principais formadores de opinião sobre os benefícios e valores de liderança exemplar nos conselhos;

• Ampliar as vozes e perspectivas de conselheiros sobre questões relacionadas à liderança do conselho

Os institutos membros fundadores da GNDI incluem as seguintes organizações, que coletivamente representam mais de 100 mil Conselheiros em todo o mundo:

• Institute of Directors of South Africa (IoDSA), Africa do Sul

• Australian Institute of Corporate Directors (AICD), Austrália

• Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Brasil

• Institute of Corporate Directors in Canada (ICD), Canadá,

• National Association of Corporate Directors (NACD),  Estados Unidos.

• Malaysian Alliance of Corporate Directors (MACD),  Malásia

• Institute of Directors  in New Zealand (IoDNZ), Nova Zelândia

• Institute of Directors (IOD),  Reino Unido e

• European Confederation of Directors Associations (ecoDa), União Européia

Para mais informações sobre a Rede Global de Institutos de Conselheiros de Administração, acesse o site www.gndi.org.

Sobre o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas em Governança Corporativa. 

Com mais de 1.500 associados, o IBGC promove palestras, fórum de debates acadêmicos, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de quatro Capítulos: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As atividades têm por objetivo disseminar o conceito de Governança e incentivar o melhor desempenho das organizações.

Em sintonia à sua atuação, o IBGC foi homenageado em premiação anual promovida pela Rede Internacional de Governança Corporativa (ICGN, em inglês), na categoria Excelência em Governança Corporativa. Atualmente, é também considerado Centro de Excelência em Governança Corporativa para a América Latina, Caribe e a África Lusófona, título conferido pelo Fórum Global de Governança Corporativa (GCGF, em inglês). Ainda no âmbito internacional, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. 

O instituto contribui, assim, para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade.

Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br .

Picture and text Source: Google search

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Lumturo Strigo Compliance Consulting, seu portal de GRC Governança, Risco e Compliance. Seus cometários, questões e sugestões são sempre bem vindos. Nossa motivação é a sua clareza! Nosso conceito é Growing with Guidance!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...