quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Google finta pagamento de 1.500 milhões em impostos

1671030-slide-google-datacenter-tech-05

Da Agência Financeira,  Portugal 10/12/2012

Gigante da Internet transferiu 7,6 mil milhões de euros de receitas para paraíso fiscal

A Google conseguiu fintar o pagamento de dois mil milhões de dólares - pouco mais de 1.500 milhões de euros - em impostos e taxas no ano passado.
Tudo graças à transferência de 9,8 mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros) de receitas para uma subsidiária com sede no arquipélago britânico das Bermudas.
O valor transferido para este paraíso fiscal foi praticamente o dobro do total que a Google ali depositou três anos antes, segundo os dados da Bloomberg.
Nas Bermudas, não há tributação sobre o lucro corporativo, o que fez com que o gigante da Internet conseguisse cortar quase para metade a sua taxa de imposto global em 2011.
Para se ter uma ideia da dimensão do dinheiro transferido para as Bermudas, equivale a 80% do lucro total da empresa, antes de impostos, no ano em análise.
A propósito, foi divulgado recentemente um relatório crítico sobre as práticas de algumas multinacionais. França, Reino Unido, Itália e Austrália estão já a investigar estas manobras do Google e de outras empresas.
No caso do
Reino Unido, a unidade britânica da Amazon fez um volume de negócios de 207 milhões de libras (255 milhões de euros) em 2011, mas só pagou 1,8 milhões (2,2 milhões de euros) de IRC no país, enquanto a Google pagou seis milhões de libras (7,4 milhões de euros) sobre rendimentos de 396 milhões de libras (488 milhões de euros) no mesmo ano.
Picture source:Google Search. Google datacenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Lumturo Strigo Compliance Consulting, seu portal de GRC Governança, Risco e Compliance. Seus cometários, questões e sugestões são sempre bem vindos. Nossa motivação é a sua clareza! Nosso conceito é Growing with Guidance!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...