Quem Somos



Lumturo & Strigo Compliance Consulting é um portal que reúne os principais conteúdos de GRC - Governança, Risco e Compliance no Brasil. Sua finalidade é auxiliar os profissionais de Compliance e Controles Internos, bem como interessados em geral na tomada de consciência acerca de temas de seu interesse e áreas de afinidades profissionais.
Reunindo os principais temas ligados a GRC, Lumturo & Strigo Compliance Consulting buscará manter a conexão com o universo que comporta a Função de Compliance dentro das instituições financeiras e corporações, visando à manutenção da Cultura de Compliance dentro e fora das fronteiras corporativas.
O principal proposito de Compliance é levar consciência ética - em conformidade com os padrões e normas estabelecidas por órgãos reguladores –  às tomadas de decisões, sejam elas de lideres ou colaboradores, executivas ou operacionais, garantido padrões máximos de Governança, mitigando riscos e mantendo altos níveis de conformidade com Leis, Normas, Acordos e Tratados Multilaterais que regulam as atividade financeiras e operacionais dos mercados onde atuam.
Neste sentido, o portal disponibilizará  produções, publicações, debates e conteúdos que auxiliem consultas de forma rápida e eficiente e que garantam o melhor discernimento nos atividades cotidianos dos profissionais de Compliance e Controles Internos.
Lumturo significa Farol em Esperanto e Strigo, Coruja. Ambos, símbolos de Compliance. Lumturo por dar a direção, ser guia nas melhores práticas e na tomada de decisão da alta administração. Strigo por ser símbolo da sabedoria, do conhecimento, da sagacidade e visão apurada. Lumturo Strigo, significa Farol da Coruja.  
O portal Lumturo Strigo Compliance Consulting surgiu a partir de uma necessidade pessoal do Sr. Fabio de Freitas, seu criador, de conhecer e se aprofundar nos modelos de gestão responsável e de Governança Corporativa. Suas indagações acerca da Ética nos Negócios a partir de seus estudos de Economia e Ética na Faculdade de Economia da Pontifícia   Universidade Católica de São Paulo, levaram-no primeiramente em direção ao Mundo das Microfinanças.
Não obstante seu empenho na divulgação e  debate das microfinanças no Brasil, notou que havia limitações de cunho regulatório aumentando enormemente os custos do dinheiro para esse segmento.
No mesmo tempo em que buscava uma via legal para redução dos custos do microcrédito, foi convidado a exercer a Função de Analista de Operações Sênior no Banco Commercial investment Trust do Brasil, filial brasileira do CIT Group Inc. onde realizou os procedimentos investigativos de AML Compliance (Anti-Lavagem de Dinheiro), por meio de processos investigativos KYC (Know your Customer) e EDD (Enhanced Due Diligence) mantendo a instituição em Complaince, tanto com os órgãos reguladores dos EUA como o OFAC ( Office of Foreign Assets Control), BSA Bank Secrency Act, quanto com os do Brasil, Banco Central, CVM e AMBIMA.
Tendo recebido formação especializada para tais procedimentos, continua destinando esforços  e tempo no estudo e compreensão das diferentes legislações brasileiras, norte americanas e canadenses, bem como estudos de modelos de  mitigação de riscos, metodologia COSO, SOX e Comités de Basiléia.
 No intuito de unir informações e  estabelecer forte relação com as diferentes Leis, normas e processos, criou este portal a fim de facilitar seus trabalhos e estudos de casos.
O Sr. Fabio, está à disposição do mercado para contribuir com a criação e manutenção de processos de Compliance em instituições financeiras, tanto do Brasil quando do exterior.


4 comentários:

  1. Parabéns pelo site, é belissimo! Estou apaixonada pelo site.

    Aurora

    ResponderExcluir
  2. Cara Aurora,
    Obrigado pela visita! Seja sempre bem vinda! Espero que encontre aqui sempre a melhor informação acerca de GRC. Ainda estou trabalhando no site e espero que a cada dia fique mais atrativo e útil!

    Atenciosamente,
    Fabio de Freitas

    ResponderExcluir
  3. Fabio, parabens pelo portal LUMTURO e seu arduo trabalho de envolvimento de profissionais de COMPLIANCE e RISCOS em geral / EU acredito que a união de profissionais juntamente com a intensa troca de informações ( seja nos portais como em foruns etc e tal ) e experiencias trarão um ambiente mais "honesto" - E que servirá de exemplo àqueles que não acreditam que nos "operadores da legalidade " conseguiremos mudar - pouco a pouco - os rumos de nossa gente / Nação ; "implementando" um modelo forte e seguro de Governança em todos os ambientes de nossa vida terrena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,
      Obrigado pela sua presença neste espaço. Quero parabenizá-lo e agradecê-lo por tão pertinentes palavras. Sem dúvida, há muita carência de debates e discussões acerca de GRC e ainda não se leva a sério a tomada de decisão pautada pela ética nos negócios.O Brasil é muito vulnerável quando o assunto é Governança. Carecemos aprender mais e clarificar as percepções das ações sadias no ambiente de negócio sem ter medo de que a conformidade traga custos ou impossibilite os negócios. Espero cada vez mais perceber ações afirmativas no sentido de se manter ambientes profissionais saudáveis e com risco controlados. Certamente, quem ganha com isso é sempre a sociedade. Espero continuar contribuindo com a solidez desse debate no Brasil e conto sempre com as críticas e sugestões de quem aqui vem e traz palavras de apoio como as suas.
      Usufrua do portal sempre que precisar. Acredite, a ação de cada um pode mudar o mundo!

      Atenciosamente,
      Fabio de Freitas

      Excluir

Seja bem vindo ao Lumturo Strigo Compliance Consulting, seu portal de GRC Governança, Risco e Compliance. Seus cometários, questões e sugestões são sempre bem vindos. Nossa motivação é a sua clareza! Nosso conceito é Growing with Guidance!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...